Gravidez – semana a semana

  • A gravidez é contada como 40 semanas, a partir do primeiro dia do último período menstrual da mãe. Sua data estimada de nascimento é apenas para lhe dar um guia. Os bebês chegam quando estão prontos e você precisa ser paciente.
  • O sexo e as características herdadas do bebê são decididos no momento da concepção.
  • Gravidez - semana a semana

O feto passa cerca de 38 semanas no útero, mas a duração média da gravidez (gestação) é contada como 40 semanas. Isso ocorre porque a gravidez é contada a partir do primeiro dia da última menstruação da mulher, não a data da concepção, que geralmente ocorre duas semanas depois.

A gravidez é dividida em três trimestres:

  • Primeiro trimestre – concepção até 12 semanas
  • Segundo trimestre – 12 a 24 semanas
  • Terceiro trimestre – 24 a 40 semanas.

Concepção

O momento da concepção é quando o óvulo da mulher (óvulo) é fertilizado pelo esperma do homem. O gênero e as características herdadas são decididos naquele instante.

Semana 1

Esta primeira semana é, na verdade, seu período menstrual. Como sua data prevista de nascimento (EDD ou EDB) é calculada a partir do primeiro dia de sua última menstruação, esta semana conta como parte de sua gravidez de 40 semanas, embora seu bebê ainda não tenha sido concebido.

Semana 2

A fertilização do seu óvulo pelo espermatozóide ocorrerá no final desta semana.

Semana 3

Trinta horas após a concepção, a célula se divide em duas. Três dias depois, a célula (zigoto) se dividiu em 16 células. Após mais dois dias, o zigoto migrou da trompa de Falópio para o útero (útero). Sete dias após a concepção, o zigoto se enterra no revestimento uterino (endométrio). O zigoto agora é conhecido como blastocisto.

Semana 4

O bebê em desenvolvimento é mais minúsculo do que um grão de arroz. As células que se dividem rapidamente estão em processo de formação de vários sistemas do corpo, incluindo o sistema digestivo.

Semana 5

O tubo neural em evolução acabará por se tornar o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal).

Semana 6

O bebê agora é conhecido como embrião. Tem cerca de 3 mm de comprimento. Nesse estágio, está secretando hormônios especiais que impedem a menstruação da mãe.

Semana 7

O coração está batendo. O embrião desenvolveu sua placenta e saco amniótico. A placenta está cavando na parede uterina para acessar oxigênio e nutrientes da corrente sanguínea da mãe.

Semana 8

O embrião agora tem cerca de 1,3 cm de comprimento. A medula espinhal de crescimento rápido parece uma cauda. A cabeça é desproporcionalmente grande.

Semana 9

Os olhos, boca e língua estão se formando. Os minúsculos músculos permitem que o embrião comece a se mover. As células sanguíneas são produzidas pelo fígado do embrião.

Semana 10

O embrião agora é conhecido como feto e tem cerca de 2,5 cm de comprimento. Todos os órgãos do corpo são formados. As mãos e os pés, que antes pareciam protuberâncias ou pás, agora estão evoluindo nos dedos das mãos e dos pés. O cérebro está ativo e tem ondas cerebrais.

Semana 11

Os dentes estão brotando dentro da gengiva. O pequenino coração está se desenvolvendo ainda mais.

Semana 12

Os dedos das mãos e dos pés são reconhecíveis, mas ainda colados com teias de pele. O teste de triagem combinado do primeiro trimestre (exame de sangue materno + ultrassom do bebê) pode ser feito nessa época. Este teste verifica se há trissomia 18 (síndrome de Edward) e trissomia 21 (síndrome de Down).

Semana 13

O feto pode nadar vigorosamente. Agora tem mais de 7 cm de comprimento.

Semana 14

As pálpebras se fundem sobre os olhos totalmente desenvolvidos. O bebê agora pode chorar silenciosamente, pois tem cordas vocais. Ele pode até começar a chupar o dedo. Os dedos das mãos e dos pés estão crescendo unhas.

Semana 16

O feto tem cerca de 14 cm de comprimento. Apareceram cílios e sobrancelhas, e a língua tem papilas gustativas. A triagem de soro materno no segundo trimestre será oferecida neste momento se o teste do primeiro trimestre não tiver sido feito (ver semana 12).

Semana 18-20

Um ultrassom será oferecido. Esta varredura da morfologia fetal é para verificar anormalidades estruturais, posição da placenta e gravidezes múltiplas. Curiosamente, muitas vezes podem ser observados soluços no feto.

Semana 20

O feto tem cerca de 21 cm de comprimento. Os ouvidos estão funcionando perfeitamente e podem ouvir sons abafados do mundo exterior. As pontas dos dedos têm impressões. Os genitais agora podem ser distinguidos com uma ultrassonografia.

Semana 24

O feto tem cerca de 33 cm de comprimento. As pálpebras fundidas agora se separam em pálpebras superiores e inferiores, permitindo que o bebê abra e feche os olhos. A pele é coberta por pêlos finos (lanugo) e protegida por uma camada de secreção cerosa (vérnix). O bebê faz movimentos respiratórios com os pulmões.

Semana 28

Seu bebê agora pesa cerca de 1 kg (1.000 g) ou 2 libras e 2 onças (duas libras, duas onças) e mede cerca de 25 cm (10 polegadas) da cabeça à nádega. O comprimento da coroa aos dedos do pé é de cerca de 37 cm. O corpo em crescimento alcançou a grande cabeça e o bebê agora parece mais proporcional.

Semana 32

O bebê passa a maior parte do tempo dormindo. Seus movimentos são fortes e coordenados. Provavelmente já assumiu a posição de ‘cabeça baixa’ agora, em preparação para o nascimento.

Semana 36

O bebê tem cerca de 46 cm de comprimento. Provavelmente aninhou a cabeça na pélvis da mãe, pronto para o nascimento. Se nascer agora, suas chances de sobrevivência são excelentes. O desenvolvimento dos pulmões é rápido nas semanas seguintes.

Semana 40

O bebê tem cerca de 51 cm de comprimento e está pronto para nascer. Não se sabe exatamente o que causa o início do trabalho de parto. É mais provável que seja uma combinação de fatores físicos, hormonais e emocionais entre a mãe e o bebê.

Onde obter ajuda

  • Seu medico
  • Obstetra
  • Parteira

Coisas para lembrar

  • A gravidez é contada como 40 semanas, a partir do primeiro dia do último período menstrual da mãe. Sua data estimada de nascimento é apenas para lhe dar um guia. Os bebês chegam quando estão prontos e você precisa ser paciente.
  • O sexo e as características herdadas do bebê são decididos no momento da concepção.