Qual é o período de gravidez?

  • A gravidez geralmente dura cerca de 40 semanas a partir do primeiro dia de sua última menstruação até a data do vencimento.
  • Qual é o período de gravidez?
  • Uma gravidez a termo dura entre 39 semanas, 0 dias e 40 semanas, 6 dias. Isso é de 1 semana antes da data de vencimento a 1 semana após a data de vencimento.
  • Cada semana de gravidez é importante para a saúde do seu bebê. Por exemplo, o cérebro e os pulmões do seu bebê ainda estão se desenvolvendo nas últimas semanas de gravidez. 
  • Se a sua gravidez for saudável, espere o trabalho de parto começar por conta própria.

O que é uma gravidez a termo?

A gravidez geralmente dura cerca de 40 semanas (280 dias) a partir do primeiro dia de sua última menstruação (também chamada de DUM) até a data do vencimento . A data de vencimento é a data em que seu provedor pensa que você terá seu bebê.

Uma gravidez a termo como uma gravidez que dura entre 39 semanas, 0 dias e 40 semanas e 6 dias. Isso significa que sua gravidez dura entre 1 semana antes da data do parto e 1 semana após a data do parto. Os bebês nascidos a termo têm maiores chances de serem saudáveis, em comparação com os bebês nascidos mais cedo ou mais tarde. 

ACOG e SMFM usam essas definições para descrever gestações a termo:

  • Precoce : Seu bebê nasce entre 37 semanas, 0 dias e 38 semanas, 6 dias.
  • Termo completo : seu bebê nasce entre 39 semanas, 0 dias e 40 semanas, 6 dias.
  • Último termo : Seu bebê nasce entre 41 semanas, 0 dias e 41 semanas, 6 dias.
  • Pós-termo : Seu bebê nasce após 42 semanas, 0 dias.

Como era definida a duração da gravidez no passado?

No passado, uma gravidez que durava entre 37 e 42 semanas era chamada de gravidez a termo. Os profissionais de saúde já pensaram que esse período de 5 semanas era um período seguro para a maioria dos bebês nascerem. Em 2013, ACOG e SMFM atualizaram as definições de gravidez a termo porque pesquisas mostram que cada semana de gravidez conta para a saúde de seu bebê. Muitas coisas importantes acontecem com seu bebê nas últimas semanas de gravidez. Por exemplo, o cérebro e os pulmões do seu bebê ainda estão em desenvolvimento. Estar grávida há pelo menos 39 semanas dá ao corpo do bebê o tempo de que ele precisa para crescer e se desenvolver.

Essas definições podem ajudar mais bebês a nascerem saudáveis, ajudando a prevenir nascimentos que estão sendo programados um pouco mais cedo por razões não médicas. Se a sua gravidez for saudável, espere o trabalho de parto começar por conta própria. 

Espero que tenha gostado do conteúdo, acredito também que você vais gostar de ler este outro artigo.  Gravidez – semana a semana