Tosses e resfriados em bebês: quando você precisa consultar o médico?

Tosses e resfriados em bebês são muito comuns, especialmente com a mudança do tempo e a temperatura começando a cair. Nossos especialistas explicam como você pode aliviar a tosse ou resfriado do seu bebê e quando você deve consultar um médico.

Com o tempo ficando mais frio e as doenças do inverno se aproximando, seu bebê pode ficar mais propenso a pegar um resfriado ou tosse, então temos alguns conselhos úteis sobre tosses e resfriados em bebês.

Desde como confortar seu bebê em casa e como saber se ele está com gripe até quando você deve levá-lo ao médico, esperamos ter uma resposta para todas as suas perguntas.

À medida que seu bebê fica mais velho e mais forte, é mais provável que ele pegue um resfriado ou tosse. Isso provavelmente os deixará pegajosos e irritados. Eles podem querer ficar por perto e podem acordar com mais frequência à noite, precisando de conforto. Se eles recusarem a alimentação porque o nariz está entupido, você pode tentar desbloquear o nariz injetando o muco com muita delicadeza.

Peça ao seu farmacêutico o produto certo para fazer isso. Se possível, alimente sob demanda, pouco e frequentemente, garantindo que eles recebam bastante líquido.

Outra forma de ajudar a aliviar o congestionamento em bebês mais velhos é colocar algumas gotas de um descongestionante em uma peça de roupa ou tecido amarrado na lateral do berço ou usar um vaporizador suave. O seu farmacêutico ou médico de família poderá aconselhá-la sobre os medicamentos adequados para o seu bebê.

Como posso saber se é apenas um resfriado e não uma gripe?

O médico de família, Dr. Lowri Kew, diz: ‘Os resfriados tendem a surgir gradualmente. Os bebês podem estar com o nariz entupido e temperatura amena e provavelmente dormirão mais. Eles também podem interromper a alimentação, porque não se sentem bem e porque o nariz entupido dificulta a alimentação.

Pode ser difícil distinguir resfriados de gripe, principalmente no inverno, quando ambos são comuns. Os sintomas da gripe costumam ser mais graves, embora isso varie de caso para caso. A gripe tende a começar repentinamente, com uma temperatura corporal mais alta, e faz com que a criança se sinta extremamente fraca.

Sempre que você tem uma doença viral, como um resfriado ou gripe, está mais propenso a pegar uma segunda infecção bacteriana em cima dela. Isso pode causar infecção no peito ou no ouvido, sinusite ou amigdalite. Eles podem ocorrer sem resfriado e também podem ser causados ​​por vírus – tudo isso pode tornar muito difícil saber exatamente do que você está sofrendo. ‘

Quando devo consultar um médico sobre o resfriado ou tosse do meu bebê?

  • Os bebês não sabem dizer o que há de errado e, geralmente, doenças diferentes, de resfriados a meningite, têm sintomas semelhantes, como parar de mamar. A condição de um pequeno também tende a mudar rapidamente: eles adoecem rapidamente e têm menos reservas do que os adultos para lidar com a doença.
  • Uma temperatura elevada (acima de 38 ° C) deve ser verificada por um médico, especialmente se for persistente e não puder baixá-la com medicamentos ou banhos mornos. Quanto mais alta a temperatura do bebê, mais cedo você deve procurar ajuda: um pequenino com temperatura de 40 ° C deve ser atendido naquele dia.
  • Se seu filho parar de comer, estiver bebendo menos e ficar letárgico ou desinteressado do que está acontecendo, leve-o ao médico. Se eles desenvolverem uma erupção na pele, piorar após os primeiros quatro ou cinco dias ou não melhorar após uma semana, é hora de ir ao seu médico de família.

Como saber se uma tosse ou resfriado são graves:

De acordo com o Dr. Lowri Kew, descobrir a causa de uma tosse pode ser difícil, mesmo após o exame por um médico. ‘Se seu filho não está bem ou você está preocupado, procure ajuda médica’, ela aconselha.

  • A garupa costuma ser vista em crianças menores de dois anos e começa com temperatura e voz rouca. A tosse latente característica é pior à noite. Você também pode ouvir um som áspero quando seu filho inspirar.
  • A bronquiolite tende a afetar bebês com menos de seis meses (embora possa ser de até um ano). Começa como um resfriado, que progride para uma tosse irritável, aumento da taxa de respiração e dificuldade de alimentação ao longo de dois ou três dias.
  • As infecções torácicas afetam crianças de qualquer idade. Os sintomas típicos incluem temperatura mais alta (até 38º C), falta de comida, aumento da taxa de respiração e tosse.
  • Crianças mais velhas que se queixam de dor de cabeça podem ter sinusite. Eles podem ter febre e tosse à noite, pois o muco desce pela garganta.
  • A asma é mais comum se houver histórico familiar dela. Não causa temperatura elevada, a menos que também haja uma infecção no peito. Os sintomas incluem tosse à noite ou respiração ofegante com exercícios, infecção ou em outros momentos. Em um ataque agudo, a criança pode respirar mais rápido, tossir, chiar ou retrair a pele entre as costelas ao respirar.
  • A tosse convulsa pode começar com coriza, progredindo para uma tosse seca que ocorre em rajadas. Depois de uma crise de tosse forte, um filho vai respirar e, em crianças mais velhas, isso pode soar como um barulho de uivo. A criança pode vomitar e provavelmente ficar exausta. A tosse pode durar vários meses e pode ocorrer até mesmo em crianças vacinadas.

Você tambem pode gostar de ler: Melhor Comida para Bebé